Sindsprev PE participa 9º Congresso da CNTSS/CUT e 5º Encontro de Mulheres
Agendas reforçaram a necessidade de fortalecer a unidade dos movimentos sindicais, sociais e populares na defesa dos direitos e das políticas públicas.
Publicado: 20 Junho, 2025 - 15h49
Escrito por: Sindsprev PE

A defesa da Seguridade Social como pilar de proteção social no Brasil foi o tema central do 9º Congresso Nacional da CNTSS/CUT, realizado de forma virtual, pela plataforma Zoom, nos dias 19 e 20 de junho. Com o tema “Os desafios da Seguridade Social frente aos avanços da extrema-direita no Brasil e no Mundo”, o evento reuniu especialistas que aprofundaram reflexões sobre os riscos às políticas públicas e aos direitos sociais em meio ao atual cenário político e tecnológico.
Antes da abertura oficial do congresso, foi realizado, na manhã do dia 19, também de forma virtual, o 5º Encontro Nacional das Mulheres da Seguridade Social da CNTSS/CUT. O espaço foi dedicado a discutir temas fundamentais para a luta das mulheres, como a desigualdade salarial e o enfrentamento à violência de gênero. A mesa de abertura contou com a participação de lideranças importantes, entre elas Maria de Fátima Veloso Cunha, secretária de Mulheres da CNTSS/CUT; Maria Julia Reis Nogueira, presidenta da Confederação; Luciana Melo (Luba), do Comitê de Mulheres da ISP; Amanda Gomes Corcino, secretária nacional de Políticas para Mulheres da CUT; e uma saudação especial em vídeo da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).
O encontro das mulheres trouxe dois temas centrais para o debate: “Trabalho igual para salário igual”, apresentado por Marilane Teixeira, professora da Unicamp, e “Violência contra as mulheres”, com exposição de Denise Motta Dau, assessora de planejamento da EBSERH. Após as exposições, foi aberto o debate com a participação das inscritas, fortalecendo o diálogo e a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento das desigualdades de gênero no mundo do trabalho e na sociedade.
Em Pernambuco, a direção do Sindsprev-PE decidiu se reunir no Centro de Formação e Lazer (CFL) para acompanhar, de forma coletiva, tanto o encontro das mulheres como o congresso, reforçando a importância da unidade e do fortalecimento da luta sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
O congresso contou com a participação da professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Helena Machado, que abordou o tema “Seguridade Social em risco? O avanço da extrema-direita e o desmonte das políticas públicas”. Em sua explanação, Maria Helena fez um alerta sobre os retrocessos que vêm sendo impostos não só no Brasil, mas também em diversos países, com o fortalecimento de movimentos ultraconservadores. Segundo ela, a Seguridade Social (que engloba Saúde, Previdência e Assistência Social) está sob constante ameaça diante de projetos neoliberais que priorizam o mercado em detrimento da proteção social.
Outro tema de grande relevância foi trazido por Victor Pagani, diretor de Relações Sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Ele apresentou a palestra “Automação e desigualdade: a Inteligência Artificial no mundo do trabalho e a Seguridade Social”, na qual abordou os impactos das novas tecnologias nas relações de trabalho e na arrecadação da Seguridade Social.
O evento reforçou a necessidade de fortalecer a unidade dos movimentos sindicais, sociais e populares na defesa dos direitos e das políticas públicas. Para a direção do Sindsprev-PE, encontros como esse são fundamentais para qualificar a luta e construir alternativas diante dos desafios colocados, tanto pela conjuntura política quanto pelas transformações tecnológicas.
O 9º Congresso Nacional da CNTSS/CUT e o 5º Encontro Nacional das Mulheres da Seguridade Social foram mais do que espaços de debate, foram espaços de resistência, mobilização e construção coletiva em defesa da Seguridade Social, do trabalho digno e da democracia no Brasil.